Noticías Imagem da noticia

Reabilitação dos Fortes de S. Vicente e Olheiros

2011-07-25

 

Decorreu hoje, nos Fortes de S. Vicente e Olheiros, uma apresentação e visita guiada às obras de reabilitação realizadas naqueles espaços, que se revestem de grande importância no contexto das Linhas de Torres Vedras e Guerra Peninsular.

Além da visita, que permitiu verificar a recuperação destas estruturas, foi feita uma demonstração do modo de funcionamento do sistema de comunicação telegráfico, inserido pelos britânicos aquando das invasões francesas para passar informações entre os vários redutos de defesa.

As intervenções realizadas nesta primeira fase tiveram inicio em 2008, integradas no projeto Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras que visa a recuperação e valorização de uma parte significativa do sistema de fortificações militares de campo, e possibilitam agora usufruir deste património. Além da fruição por parte das populações, estas obras vão permitir a formação de um valioso recurso turístico, cultural e educativo.

Este trabalho de recuperação incluiu o levantamento da geoflora dos sítios, bem como o levantamento topográfico, a realização do diagnóstico do estado de conservação dos fortes, a realização de sondagens arqueológicas, limpeza e desobstrução/ reconstrução do sistema de drenagem, desmatação, restauro de estruturas em terra, limpeza e restauro das zonas em pedra, entre outros.

Estas ações inserem-se num conjunto alargado de intervenções, articulado entre 6 municípios parceiros que compõem a PILT - Plataforma Intermunicipal das Linhas de Torres Vedras e que desenvolveram a Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras, e conta com um financiamento do EEA Grants, mecanismo financeiro do Espaço Económico Europeu.