Noticías Imagem da noticia

Actividades do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras estão na recta final

2011-01-19

O imaginário visual napoleónico foi o enfoque central da exposição de pintura MUSÉE DE L'ARMÉE - Le Retour des Botées, da autoria de Gonçalo Pena, que esteve patente na Paços - Galeria Municipal, entre os dias 14 de Novembro e 12 de Janeiro.

Esta exposição, uma das derradeiras actividades do programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município, fez parte de um projecto mais abrangente, denominado Linhas Ínvisíveis. Organizado pela Câmara Municipal, este projecto incluiu também uma outra exposição, mas de arte pública, a qual se inseriu igualmente no referido programa e consistiu em cinco intervenções artísticas da autoria de Sancho Silva, Inês Botelho, Susanne Themlitz, Ricardo Jacinto e Mattia Dennisse que estiveram patentes entre os dias 5 de Junho e 5 de Setembro em vários locais de Torres Vedras (Parque Verde da Várzea, Praça Machado Santos, Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada, Castelo e Choupal). Linhas Invisíveis foi comissariado por Rita Sobreiro, tendo a exposição de arte pública sido produzida por Patrícia Trindade. De referir que esta última iniciativa teve como objectivo possibilitar, a partir de uma efeméride histórica, um olhar renovado da comunidade residente em Torres Vedras sobre a sua cidade, valorizando-se simultaneamente o espaço habitado por meio da arte contemporânea.

Outra das derradeiras actividades do referido programa comemorativo foi a comédia musical A Conquista do Oeste, apresentada no Teatro-Cine nos dias 16, 17, 18 e 19 de Dezembro. Encomendada pela Câmara Municipal e concebida por José Eduardo Rocha, esta comédia contou com 9 intérpretes, um coro e uma orquestra de câmara. O enredo deste teatro desenrolou-se em 1810, em Torres Vedras, e girou em torno de um triângulo amoroso que envolveu a Condessa Helena, o Brigadeiro Charlot e o Duque de Wellington, misturando acontecimentos históricos e políticos.

Ainda integrado naquele programa foi apresentada no dia 9 de Dezembro, na igreja da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, a moeda comemorativa da referida efeméride. Essa apresentação contou com a presença da administradora da Imprensa Nacional Casa da Moeda, Isabel Pinto Correia, e do representante do Exército Português, Adelino Matos Coelho, a quem foi entregue a Medalha da Cidade de Torres Vedras. A cerimónia terminou com uma actuação do Ensemble da Banda Sinfónica do Exército.