Noticías Imagem da noticia

Projecto "Linhas Cruzadas" esteve em exposição

2010-10-28

Uma manta de retalhos gigante dominada pela imagem do Duque de Wellington e com apontamentos biográficos sobre o mesmo, instalada na Rua Roque Ferreira Lobo, perto da sala Doispaços da Paços - Galeria Municipal, deu recentemente um toque singular àquela zona do centro histórico de Torres Vedras, interpelando os transeuntes que por aí circulavam.

Tratou-se de uma intervenção artística denominada 200 Anos, 200 Retalhos, que homenageou aquela personagem da Guerra Peninsular, e foi levada a cabo pela artista plástica torriense Marta Pereira, em colaboração com instituições de apoio a idosos do concelho.

Esta intervenção integrou-se no projecto Linhas Cruzadas, tendo os trabalhos elaborados no âmbito do mesmo estado em exposição naquele local da Galeria Municipal, entre os dias 24 de Setembro e 23 de Outubro.

Nessa mostra colectiva deram-se também a conhecer trabalhos realizados durante o ano lectivo 2009/10 no âmbito de diversas actividades promovidas pelo serviço educativo do Edifício dos Paços do Concelho e relacionados com a temática das Linhas de Torres Vedras.

Também nessa exposição esteve patente o resultado de uma outra iniciativa integrada no projecto Linhas Cruzadas, denominada Linhas de Memória. Esta iniciativa consistiu numa residência artística realizada com a artista plástica Lúcia David e o artista audiovisual Grégoire Fabvre durante um mês em parceria com quatro núcleos do Clube Sénior (de S. Domingos de Carmões, da Carvoeira, de Dois Portos e da Maceira) que partiu de histórias da memória colectiva, memórias de família e histórias individuais relacionadas com a Guerra Peninsular, que deram origem a um documentário e a um painel constituído por 77 telas.  

O projecto Linhas Cruzadas foi dinamizado pelo referido serviço educativo e inseriu-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras dinamizado pelo Município.