Noticías Imagem da noticia

Centro de interpretação foi criado no Forte de S. Vicente

2017-07-03

Torres Vedras tem agora um equipamento evocativo de um acontecimento histórico ocorrido há cerca de dois séculos no seu território, o qual foi decisivo não apenas para o país mas também para a própria Europa.

Trata-se do Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, situado no Forte de S. Vicente, o qual foi inaugurado este sábado, dia 1 de julho.

Esse ato contou com a presença do secretário de estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, que foi recebido ao som da bem apropriada música dos Gaiteiros da Freiria. Seguiram-se os discursos da cerimónia, momento em que intervieram também o presidente da Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães, Francisco Martins, e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes. A cerimónia prosseguiu com o descerramento da placa inaugural do equipamento, uma visita-guiada ao mesmo, uma recriação do sistema de telégrafo de balões e do de telégrafo de ponteiros e uma degustação de gastronomia oitocentista.

De referir que o Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, localizado mais concretamente na capela de S. Vicente, constitui-se como um espaço que pretende fornecer elementos para a contextualização histórica e interpretação das estruturas militares que integram o sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras, erigidas no decorrer da terceira invasão francesa a Portugal. Pretende também promover a visita a este património histórico-militar, que tem vindo a ser recuperado e valorizado no âmbito da Rota Histórica das Linhas de Torres.

Este equipamento conta com uma área de receção, a qual tem uma mini-loja onde é vendido o merchandising da Rota Histórica das Linhas de Torres. Nessa zona está patente uma breve introdução histórica à capela e culto de S. Vicente, bem como um enquadramento do projeto Rota Histórica das Linhas de Torres, o que inclui a exibição de um filme promocional.

A nave da capela acolhe uma exposição dedicada à temática das Linhas de Torres Vedras, a qual aborda o respetivo enquadramento histórico, o sistema de comunicações utilizado, as plantas das fortificações do concelho e outros patrimónios e as guerras napoleónicas na Europa.

O anexo da capela foi convertido em auditório para visionamento de um filme-documentário sobre as Linhas de Torres Vedras, o qual utiliza filmagens realizadas no âmbito da rodagem do filme "Linhas de Wellington" e conta com uma versão em inglês.

115 mil euros foi o valor investido pela Câmara Municipal neste centro interpretativo.