Noticías Imagem da noticia

Actividades desportivas diversas comemoraram o Bicentenário das Linhas de Torres Vedras

2010-10-27

Actividades desportivas foram dinamizadas recentemente no âmbito do programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.

Dessas, saliente-se a Corrida do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras que decorreu em simultâneo com a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, na manhã do dia 17 de Outubro, tendo ambas as competições terminado na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras.

62 atletas oriundos de Portugal, Espanha, Suiça, San Marino, Andorra, República Checa, Dinamarca, Irlanda e Sérvia participaram naquela competição de clubes, cujas provas masculinas e femininas tiveram início, respectivamente, no Sobral de Monte Agraço e em Moncova.

Na Corrida do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras participaram, por seu lado, 304 atletas de diferentes níveis etários. De referir que, nesta corrida, as provas de seniores, juniores e veteranos tiveram início em Moncova; a de juvenis, na Ordasqueira; a de iniciados, nos Cucos; a de infantis, no Bairro Arenes, em Torres Vedras; e a de benjamins, junto às instalações dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, também em Torres Vedras.

As referidas iniciativas foram organizadas pelos municípios de Torres Vedras e do Sobral de Monte Agraço, Grupo Desportivo e Recreativo de Matos Velhos e Xistarca, com o apoio do Governo Civil de Lisboa.

Igualmente inserido naquele programa comemorativo, realizaram-se as derradeiras acções das iniciativas Linhas de Torres Vedras de BTT e Linhas de Torres Vedras a Pé. Assim, o quarto e último passeio desta primeira iniciativa decorreu no dia 17 de Outubro, com partida e chegada junto à Estátua de Joaquim Agostinho, situada no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, e possibilitou aos seus 73 participantes conhecer as baterias dos Pedrulhos, dos Palheiros e da Cruz, os redutos dos Olheiros e da Forca e os fortes de S. Vicente, da Ordasqueira e de Catefica. Já o oitavo e último passeio da iniciativa Linhas de Torres Vedras a Pé aconteceu no dia 26 de Setembro, com início e fim no Convento do Varatojo, integrado nas Jornadas Europeias do Património e organizado com a parceria da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, e levou os seus 86 participantes ao Castro do Zambujal e ao Forte da Cruz.

Ainda integrado naquele programa, realizou-se no dia 11 de Setembro, a iniciativa Aventura nas Linhas, que foi organizada pela Câmara Municipal, Académico de Torres Vedras e Federação Portuguesa de Orientação. 188 atletas participaram nesta iniciativa de desporto aventura (incluídos em 9 equipas de elite, 17 equipas de aventura e 21 equipas de lazer) que abrangeu várias actividades, como orientação (pedestre e de BTT), slide, escalada, tiro com arco e zarabana. Esta prova que começou no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, e terminou no Parque Municipal de Santa Cruz consistiu no cumprimento de uma missão dividida em cinco etapas, envolvendo vários locais relacionados com a Guerra Peninsular (Castelo de Torres Vedras, Obelisco do Jardim da Graça, uma estrada militar, o reduto da Forca e os fortes da Ordasqueira, da Feiteira, da Cruz, do Outeiro da Prata, do Grilo, da Alquiteira, do Formigal, do Paço e das Gentias).