Noticías Imagem da noticia

Francisco Ciera homenageado em Torres Vedras

2014-11-17

Francisco Ciera (1763-1814), cientista multifacetado e inventor do telégrafo ótico português utilizado nas Linhas de Torres Vedras, foi recentemente homenageado na cidade que deu nome a este sistema de defesas militares, no âmbito do programa comemorativo do 250.º aniversário do seu nascimento.

Integrado no programa das Festas da Cidade, o evento incluiu dois colóquios - nos dias 7 e 8 de novembro, que contaram com comunicações de Rui de Sá Leal, de Mark Thompson e de Carlos Cunha -, uma sessão dirigida à comunidade escolar (no dia 12 de novembro), uma exposição (à qual foram proporcionadas visitas-guiadas) e demonstrações do funcionamento do referido sistema telegráfico, no Parque Regional de Exposições. Da iniciativa fez ainda parte o descerramento de uma placa toponímica alusiva a Francisco Ciera, no Bairro do Hilarião, em Torres Vedras, e um almoço oitocentista num restaurante local.

Estas ações foram organizadas pela Câmara Municipal, enquanto membro da Rota Histórica das Linhas de Torres e cooperante das mencionadas comemorações.

Recorde-se que as Linhas de Torres Vedras foram o mais eficaz sistema de defesa militar de campo da História, o qual foi decisivo para travar a terceira invasão francesa a Portugal, acontecimento crucial nas guerras napoleónicas e na História da Europa do século XIX.