Noticías Imagem da noticia

Encontro de geminações reuniu representações de cidades europeias no concelho

2010-10-08

As cidades francesas de Villenave d'Ornon e de Lillebone, a cidade inglesa de Wellington, as cidades alemãs de Seeheim-Jugenheim e de Immenstadt e as cidades portuguesas de Lagos e de Torres Vedras reuniram-se num encontro de geminações realizado entre os dias 23 e 27 de Setembro, a partir de Torres Vedras.

Nesta jornada de sã convivência organizada pela ASSIM (Associação de Intercâmbio Municipal) com a parceria da Câmara Municipal, em que participaram cerca de 50 pessoas, foi vasto o conjunto de actividades proporcionadas, das quais se destaca a inauguração da rotunda de Wellington (situada perto do Choupal, em Torres Vedras). De realçar que nessa rotunda foi colocada uma escultura da autoria de Rogério Abreu intitulada "Afecti-Vidades", executada com pedra dos maciços basálticos do Figueiredo e constituída por dois blocos que representam as comunidades de Torres Vedras e Wellington que estão ligados por um elemento em aço que remete para a componente bélica das Linhas de Torres Vedras. Refira-se também que as pedras que constituem essa escultura possuem partes naturais e outras polidas, que representam o trabalho de transformação da natureza realizado dentro daquelas comunidades.

Para além da inauguração da mencionada rotunda, saliente-se também daquele encontro de cidades geminadas outras acções como as visitas ao Centro de Apoio Social de Runa e a locais relacionados com a Guerra Peninsular, bem como a homenagem aos mortos neste conflito militar que teve lugar no Jardim da Graça.

Integrado no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município, esse encontro provou que conflitos do passado podem ser ultrapassados por laços de amizade criados por gerações posteriores...