Noticías Imagem da noticia

"Walking Memory – Linhas de Torres Vedras passo a passo" apresentado no âmbito das Jornadas Europeias do Património

2010-09-29

A Câmara Municipal está a proporcionar desde o dia 25 de Setembro uma forma original de descobrir o património das Linhas de Torres Vedras existente no concelho denominada Walking Memory - Linhas de Torres Vedras passo a passo.

Esta opção baseia-se num mapa e num leitor de MP4 que são disponibilizados no Museu Municipal Leonel Trindade e no Posto de Turismo de Torres Vedras (e que devem ser devolvidos num destes locais ou no Hotel Império). A partir do mapa pode-se percorrer vários pontos relacionados com aquele sistema de fortificações (Museu Municipal Leonel Trindade, Jardim da Graça, Castelo, zona de acesso a este, reduto da Forca, fortes de S. Vicente, do Paço, do Grilo e da Feiteira e uma estrada militar), sendo que para cada um desses pontos está preparado no MP4 uma leitura explicativa e um excerto de um testemunho de um soldado participante na Guerra Peninsular, o que é facultado em português, inglês, espanhol e francês.

Walking Memory - Linhas de Torres Vedras passo a passo é a segunda iniciativa em formato de audio-guia criada pela Câmara Municipal, a qual foi apresentada no referido dia por durante o mesmo terem sido dinamizadas as Jornadas Europeias do Património. Essa apresentação realizada no claustro do Convento da Graça integrou-se também no encontro de cidades geminadas levado a cabo no final do mês de Setembro a partir de Torres Vedras e no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.