Desporto
Linhas de Torres Vedras a Pé
2010-05-16 a 2010-05-16 | Concentração: 09h00
Concentração: Praia da Foz (do Rio Sizandro) » Freguesia São Pedro da Cadeira - 39º06'08.16" N 9º23'57.76" O
As Linhas de Torres Vedras, construídas com vista a impedir o sucesso da terceira invasão francesa, pretendiam tirar partido da geografia acidentada da região. O terreno foi reforçado através da fortificação de um conjunto de pontos estratégicos e os obstáculos naturais foram modificados, com o objectivo de torná-los mais fortes face ao inimigo e dificultar a penetração das Linhas.
Com a realização desta actividade pretende-se dar a conhecer as Linhas de Torres Vedras no concelho. Este percurso terá 12 Kms e uma duração de cerca de 3 horas.
Locais de interesse: Forte das Gentias, Forte de Bececarias, Forte do Paço, Forte de Bemonte e Forte do Formigal.
Obra militar nº 145 I Forte de Belmonte
Guarnição de 250 homens
Forte munido com 4 bocas de fogo (calibre 9)
Objectivo militar
Tinha por objectivo cruzar os seus fogos pela esquerda com o Forte do Passo, sobre as planícies da frente e rio Sizandro, obstando a que o inimigo possa dirigir por entre eles o ataque a estas duas fortificações, e pela direita combina-se com o Forte do Formigal.
Obra militar nº 111 I Forte do Paço
Guarnição de 250 homens
Forte munido com 5 bocas de fogo (calibre 12)
O Forte do Passo está localizado numa pequena elevação do terreno, já muito próximo do Oceano, constituindo parte do dispositivo de defesa deste troço Noroeste das Linhas, a par dos fortes de Bececarias e Belmonte, respectivamente a poente e a Sul desta fortificação.
Objectivo militar
O seu objectivo, pela frente era bater as planícies do Sizandro; pela direita combinava-se com o Forte de Belmonte; e pela esquerda com o Forte da Bececaria a fechar o acesso, por outro lado, o casal do Urmeiro e Belmonte.
Obra militar nº 146 I Forte de Bececarias
Guarnição de 250 homens
Forte munido com 6 bocas de fogo (calibre 9)
Objectivo militar
Tinha como objectivo bater pela frente a Praia Formosa e as planícies, à esquerda, e cruzar fogos com os dos Fortes do Passo e Gentias, defendendo o acesso ao Vale da Gentia, e a subida a Bececaria.'
Obra militar nº 112 I Forte das Gentias
Guarnição de 220 homens
Forte munido com 4 bocas de fogo (calibre 12)
O próximo passeio está marcado para o dia 20 de Junho, no Largo principal de Figueiredo (Freguesia de são Pedro e Santiago)
Info e inscrições:pelos e-mails: percursospedestres@cm-tvedras.pt ; geral@atv.pt ou ampctv@gmail.com
Organização: Câmara Municipal de Torres Vedras
Parceria: Académico de Torres Vedras, Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras e Escola Secundária Henriques Nogueira